Dicas de Gestão para o seu Provedor – Parte 2

Na semana passada, trouxemos a primeira parte das nossas Dicas de Gestão para o seu Provedor .

Como mencionamos, é importante maximizar o crescimento neste momento de consolidação do mercado, no qual apenas os mais fortes poderão decidir seu destino.

Caixa cheio, maior valor de mercado e crescimento acelerado são fundamentais para poder vender bem, comprar melhor ou unir forças, objetivos que só serão alcançados com uma gestão de primeira linha.

Confira, abaixo, mais dicas práticas para você implementar no seu ISP.

1. Utilize indicadores de desempenho
A evolução financeira do seu provedor só poderá ser medida através de indicadores de desempenho confiáveis. Para tanto, comece definindo métricas e ferramentas de medição dos principais, comuns a todas empresas. São eles: ticket médio, despesas fixas, despesas variáveis, faturamento, lucratividade e recebíveis em curto e longo prazo.

Pela dinâmica do negócio de provedores de internet, também será interessante medir: tempo de retorno sobre o investimento (o tempo que leva para o cliente, pagando a mensalidade que paga, retornar o custo para ativá-lo na sua rede), número de clientes ativados por mês, número de cancelamentos por mês, tempo médio de permanência na base, Lifetime Value (valor que o cliente representa de faturamento no tempo de fidelidade com o provedor), entre outros. O caso do Lifetime Value (LTV) é especialmente importante para provedores que têm planos com tempo mínimo de permanência. Se o valor do plano é R$100, por exemplo, e a fidelidade de 12 meses, o LTV é R$100×12= R$1200.

Após definir os indicadores mais importantes para o seu negócio, estabeleça a periodicidade de acompanhamento dos mesmos, e acompanhe.

De posse destas informações, você terá não apenas maior segurança para o planejamento financeiro do provedor, mas também poderá definir metas sobre os números atuais e acompanhar seu atingimento.

2. Precifique seus serviços de maneira correta
É fundamental que você monte os preços de seus planos levando em conta fatores como seu diferencial de mercado (que SVAs você oferece junto ao acesso), análise da concorrência, custos diretos e indiretos, localização e público-alvo.

Muitas vezes, vemos provedores com valores muito próximos ao custo ou mesmo abaixo, seja por não saberem estimar todos os custos envolvidos, seja por não terem os indicadores que deem segurança do valor dos custos seja para, simplesmente, penetrar em alguma nova fatia de mercado, prática que não se sustenta.

3. Contrate uma consultoria
Uma das mais comprovadas receitas para o crescimento é a descentralização das tarefas. Foque nas suas principais habilidades e contrate especialistas para as demais funções da empresa. Isto vale tanto para a equipe interna, no caso das atividades inerentes à operação em si, como também para consultoria externa, abordando o que não é operacional, mas, sim, estratégico.

Uma consultoria em Otimização Tributária, por exemplo, entrega uma análise completa do provedor, da sua concorrência, das suas finanças e também da organização societária, fiscal e administrativa. Você não se preocupa com eventuais incorreções fiscais que podem lhe trazer multas e prejuízos, contando com redução de impostos de modo juridicamente seguro e, ainda, elevando o nível de gestão da empresa. Ao empregar técnicas aplicadas em grandes multinacionais de modo customizado para provedores de internet, a consultoria, ao mesmo tempo, aumenta o lucro, acelera o crescimento, aumenta o valor de mercado do provedor e formaliza a empresa, dando-lhe tranquilidade e segurança.

Uma consultoria em Otimização Tributária auxilia e fornece ferramentas de gestão inclusive para análise de custos e formação de preços.

Nosso trabalho de consultoria envolve uma atuação multidisciplinar em todas as esferas do provedor, a qual foi capaz de gerar mais de R$200 milhões de lucro para nossa base, somente nos últimos 12 meses.

Se você deseja elevar a gestão do seu provedor para o próximo nível, agora mesmo, entre em contato com um de nossos especialistas pelo Whatsapp, clicando aqui.

Acompanhe nosso blog para mais dicas práticas nas próximas semanas.

 

Fonte: Assessoria Prosper Capital
Imagem: Image by pressfoto on Freepik

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