Qual o melhor momento para vender a sua empresa?

Cada vez mais, o empresário moderno entende sua empresa como um ativo e não como um patrimônio de família que, independente das oportunidades, deve se manter por gerações.

Desenvolver uma companhia rentável e de crescimento sustentável exige tanto tempo e dedicação que o plano pode ser mudar de ares, objetivos e projetos a uma determinada altura da jornada, transformando todo o esforço em recurso para alçar outros voos.

Estes novos projetos podem ser desde a aposentadoria até mesmo a criação de empresas em outros segmentos, vontade de tirar um período sabático, mudança de país e planejamento sucessório.

Assim, o primeiro passo para determinar se é o momento certo de vender uma empresa consiste em o empresário analisar seu projeto de vida; o que ele deseja fazer nos próximos 5, 10, 15 anos.

Essa é a parte que chamamos de “ingrediente pessoal” da decisão.

O segundo passo é analisar a empresa, o mercado, os oportunidades e condições para a realização da operação, o que chamamos de “ingrediente técnico” da decisão.

Realizar um valuation (levantamento do valor de mercado) da empresa, entender os múltiplos que o mercado aplica para avaliar o valor, receber análise detalhada da situação do mercado no qual a empresa está inserida e contar com uma rede de compradores em potencial são alguns dos itens fundamentais deste segundo passo.

No entanto, o que consideramos mais importante na tomada de decisão é o que chamamos de “ingrediente do poder”, ou seja, a criação das condições para que o empresário, de posse de todas as informações, possa vender, com segurança e geração de valor, se ele quiser vender.

Não raro, o empresário é obrigado a vender por conta das circunstâncias. Perda de competitividade, pressão de concorrentes com maior poder econômico fazendo guerra de preço, falta de interesse sucessório, desejo de saída de um sócio, disputas de controle, etc, Todos fatores que tiram o controle da decisão e, pior, retiram valor do negócio.

Na Prosper Capital, consultoria responsável por alguns dos maiores acordos de compra, venda e fusões de ISPs e empresas de tecnologia no Brasil, as operações só se realizam com o alinhamento dos “3 ingredientes do sucesso” que mencionamos.

Primeiro, ao implementarmos as ações da solução em Otimização Tributária, aumentamos o valor da sua empresa, em média, em 70%, maximizando a eficiência da sua gestão, reduzindo impostos na ordem de 50% e alinhando questões societárias e fiscais para o mais alto nível de empresas multinacionais auditadas pelas 4 maiores auditorias do mundo.

Deixamos, portanto, sua empresa otimizada e mais lucrativa, como já fizemos para mais de 200 clientes satisfeitos, realizando valuation de padrão global e resultando em um ativo 70% mais valioso.

Com isso, começando pelo “ingrediente do poder”, entregamos uma empresa melhor para você mesmo, em primeiro lugar, e a decisão de vender se torna plenamente sua, blindando-a das circunstâncias.

Então, bastará alinhar as questões pessoais (sonhos, projetos e momento de vida) com as questões técnicas, as quais provemos todas (valuation, análise de mercado, oportunidade e rede de compradores).

O resultado é uma operação de sucesso e a realização dos sonhos, motivo principal do nosso trabalho.

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Fonte: Assessoria Prosper Capital

Imagem: Canva

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