Quais as vantagens de uma fusão entre provedores de internet?

Os provedores regionais de internet são os grandes responsáveis pela democratização do acesso à Banda Larga no Brasil. Foi através de suas iniciativas que a fibra chegou ao interior do país, com internet mais rápida e qualidade superior em relação ao padrão que as grandes operadoras ofereciam nas capitais.

Aquela aposta deu tão certo, que a concorrência aumentou e o cenário mudou. Se antes as operadoras não ofereciam fibra, hoje oferecem. Se antes não colocavam atenção no interior, hoje o fazem. De olho no crescimento do setor, fundos de investimento começaram a fazer seus aportes e grupos de provedores foram formados, de modo a concorrer com o ímpeto das operadoras tendo muito mais robustez, protegendo as conquistas territoriais de quem começou regional.

Temos, portanto, o cenário de consolidação do setor formado e aquecido, com compras, vendas e fusões entre provedores dando a tônica do mercado. Como todos sabem, tivemos exemplos recentes, inclusive, de abertura de capital de grupos originários da primeira fase de expansão regional. Agora, todo empresário dono de provedor de internet está em um jogo diferente, onde aumentar sua força é decisivo, seja para seguir expandindo, com a compra de provedores menos competitivos, seja para poder vender melhor, com maior valor de mercado, caso deseje sair do segmento. Ficar parado é a receita para ser engolido pelo apetite expansionista do setor.

Hoje, vamos abordar uma das formas de ganhar musculatura e outras vantagens com uma operação de Fusões e Aquisições: a fusão entre provedores de internet.

Como a fusão entre provedores acontece e quais os benefícios agregados?

O cenário mais comum para a fusão acontece quando dois concorrentes decidem juntar forças. Muitas vezes, ambos estão no limite de sua capacidade de expansão com recursos próprios ou crédito e direcionando muita energia justamente para competir com o outro. Havendo sinergia e conhecimento do negócio concorrente, pode ser muito mais eficiente unir as operações e resultar em um negócio maior, com mais capacidade de crescimento, domínio de uma região e forças para uma expansão geográfica, compra de concorrentes menores ou venda mais valorizada para grandes investidores.

Ainda que o cenário mais comum seja a fusão entre dois provedores, cada vez mais, vemos a união de forças entre 5, 7 ou até 9 ISPs regionais, formando um grupo com muito mais capacidade, capilaridade e, mesmo, acesso às ferramentas de crescimento, obtendo vantagens como:

  1. Maior faturamento consolidado, permitindo acesso à compra de link mais barato
  2. Mais força na negociação do aluguel de postes
  3. Acesso a crédito mais barato e mais longo em bancos e fornecedores
  4. Negociação para compra de equipamentos com outro patamar
  5. Seleção dos melhores talentos de cada lado, em cada função, formando uma equipe mais forte
  6. Esforços de marketing consolidados, com foco em crescimento e qualidade e menos combate entre si
  7. Mais robustez e valor de mercado na avaliação de investidores interessados na compra da operação resultante

Como verificar se uma fusão é uma boa estratégia para o seu provedor?

O ideal é contar com uma consultoria de Fusões e Aquisições especializada em provedores de internet. É fundamental que exista uma avaliação isenta e completa de todas as partes envolvidas, de modo a gerar valor para todos os empresários originais, de maneira justa, equilibrada, transparente e que propicie um futuro muito melhor do que o cenário pré-fusão.

Este diagnóstico pode ser feito tanto para empresários que já se conhecem e desejam formatar a fusão de modo profissional, como através da busca de negócios sinérgicos ao provedor demandante da consultoria.

Em qualquer cenário, a dinâmica precisa ser baseada em uma gestão de alto nível, empregando as mesmas técnicas aplicadas em empresas de capital aberto multinacionais em um acordo regional, de modo a garantir uma resultante realmente valorizada, mais forte, mais lucrativa e de crescimento acelerado.

A Prosper Capital é responsável por alguns dos principais acordos de Fusões e Aquisições do Brasil, atendendo mais de 200 provedores em mais de 20 Estados e já tendo captado, transacionado ou economizado cerca de R$3 bilhões.

Fortalecemos previamente os provedores que desejam realizar uma fusão para vender a operação resultante ou para terem, de fato, um provedor mais forte. Nosso diferencial é aplicarmos nossa Otimização Tributária para Provedores de Internet em cada parte, com um conjunto de soluções administrativas, societárias e fiscais que elevam, fortemente, o lucro, o valor de mercado e o crescimento dos envolvidos.

Temos, ainda, uma grande rede de relacionamento com os principais investidores do mercado, garantindo capilaridade, transparência e alto nível para as aspirações dos empresários.

Se você deseja realizar uma fusão ou precisa crescer e ainda não sabe qual a melhor estratégia, converse com um de nossos especialistas, clicando aqui.

Temos certeza de que ajudaremos você a conquistar seus sonhos.

 

Fonte: Assessoria Prosper Capital

Imagem: Image by Freepik

Compartilhe este post
plugins premium WordPress