O ‘valuation’ como ferramenta de gestão

“Valuation” é um termo bem conhecido no mundo corporativo. Trata-se do processo de estimar o valor que é atribuído a uma empresa ou ativo financeiro. Para defini-lo, é necessário avaliar a posição que a empresa ocupa no mercado, sua credibilidade, saúde financeira, gestão, indicadores, importância estratégica para possíveis compradores e suas oportunidades para o futuro.

A técnica é aplicável em vários tipos de negócios e, de modo geral, é utilizada para identificar oportunidades de captar ou aplicar investimentos; para negociações de fusões e aquisições; para tomada de decisões estratégicas; e para avaliação de desempenho da empresa.

Utilização para análise contínua do negócio

O “valuation” pode ser utilizado não somente como instrumento de avaliação para transações de compra e venda, mas também como ferramenta de gestão, sendo um grande termômetro do negócio.

Com a realização periódica do processo, o empresário pode avaliar se as decisões tomadas em busca do crescimento estão performando como desejado. Ao analisar o valor da empresa com base em indicadores de crescimento, receita, lucratividade e competitividade, o empresário pode identificar pontos fortes e fracos do negócio e corrigir a rota, se necessário.

Além disso, esse processo pode ser usado como um diagnóstico inicial em uma ação de consultoria, fornecendo um parâmetro e um balizador para medir o sucesso da empresa. Com base nos resultados do valuation, o empresário pode ter uma visão clara de onde a empresa está hoje e em que lugar ela pode chegar no futuro. Isso viabiliza que a corporação planeje ações concretas para melhorar seu desempenho e, assim, aumentar seu valor.

Por fim, o valuation pode ser utilizado como um indicador de sucesso da gestão empresarial. Se, após a realização das ações que destravam valor do ativo, a empresa estiver valendo mais, de acordo com os indicadores utilizados pelos principais investidores, significa que a gestão trilhou o caminho certo. Por outro lado, se a empresa não apresentar um aumento significativo em seu valuation, indica a necessidade de correção de rota e a busca por soluções para melhorar o seu desempenho.

Venha prosperar conosco

Como vimos, o valuation pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão poderosa para identificar oportunidades de investimento, negociar fusões e aquisições, tomar decisões estratégicas, avaliar o desempenho da empresa e captar investimentos. Ao realizá-lo de forma periódica e utilizar os resultados como uma forma de medir o sucesso empresarial, o empreendedor pode tomar decisões eficazes para melhorar o desempenho da empresa e, assim, aumentar seu valor.

Por isso, a melhor solução para destravar o valor do seu negócio é contar com uma consultoria completa, tal como a da Prosper. Somos a casa de M&A mais ativa do mercado. Nossa solução, busca, antes de tudo realizar uma avaliação detalhada do negócio, de acordo com padrões globais, permitindo que o empresário saiba o valor da sua empresa e entenda os pontos de atenção a partir dos quais ele destravará a valorização do ativo.

Para realizar isso, o time da Prosper, inicialmente, aplica sua solução em Otimização Tributária, valorizando o ativo em até 70%, através de um combo que prevê redução inteligente de impostos, melhorias na gestão e formação de grupos econômicos eficazes. Em seguida, acompanhamos o empresário em todas as etapas do processo de Fusões e Aquisições, da prospecção e alinhamento até o pós-venda, passando por preparação para auditoria e due dilligence. Vale ressaltar, ainda, que temos acesso a uma grande rede de investidores a fim de encontrar àqueles que procuram o que seu negócio tem a oferecer.

Desta forma, geramos valor para todas as partes, tanto para quem vende, com maior valor de mercado, como para quem compra, com um ativo estratégico, sinérgico e mais estruturado para seguir crescendo.

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Fonte: Assessoria Prosper Capital com informações de Uol, FIA e SEBRAE

Imagem: Image by snowing on Freepik

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