Fusões e aquisições devem aumentar até 15% em 2024 no Brasil

Após dois anos de declínio no volume de transações de fusões e aquisições (M&A, na abreviação em inglês), a expectativa é de retomada do crescimento em 2024, com um aumento estimado entre 10% e 15% em relação a 2023, conforme projeção da Redirection International, empresa especializada em assessoria nesse setor.

O estudo considera as primeiras estimativas de mercado para 2023, indicando que aproximadamente 1.450 operações de fusões e aquisições foram concluídas no ano passado, representando uma queda de 17% em relação a 2022.

“O estresse geopolítico, a inflação alta e as incertezas políticas impactaram de forma negativa o mercado de M&A no Brasil nos últimos dois anos e isso após uma movimentação recorde de transações registrada em 2021. Agora, seguindo uma melhora das perspectivas econômicas local e global, devemos alcançar, em 2024, o terceiro maior resultado desde 2018”, explica o economista Adam Patterson, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.

No entanto, ele observa uma melhora nas perspectivas econômicas, tanto locais quanto globais, prevendo que 2024 alcance o terceiro maior resultado desde 2018.

O economista ressalta que, apesar da volatilidade persistente, indicadores macroeconômicos favoráveis, como a expectativa de redução da taxa Selic e da inflação, o crescimento econômico e o aumento do consumo, favorecem o mercado de aquisições. Patterson antecipa um aumento de investidores estrangeiros em 2024, uma redução nas taxas de juros e um crescimento contínuo na Bovespa, com o impulso adicional das operações de IPO, promovendo um cenário otimista para fusões e aquisições.

No que diz respeito aos setores em destaque, o estudo da Redirection aponta que tecnologia, infraestrutura, energias renováveis e indústria farmacêutica liderarão as atividades de fusões e aquisições no Brasil em 2024. Além disso, o setor de telecom deve seguir aquecido. O documento também destaca o aumento significativo da participação das empresas de médio porte (middle market), que, entre 2021 e 2023, elevaram em 60% sua presença no mercado de M&A, respondendo atualmente por cerca de 20% do volume total de transações no país.

Através da ampla experiência do seu time de seus especialistas em Fusões e Aquisições, a Prosper tem um histórico de mais de 200 empresas auxiliadas nesse processo, alcançando crescimentos surpreendentes de até 300%. Seja através de aquisições que agregam valor e sinergia, seja através de fusões estratégicas e otimizadoras de processos, é com a Prosper que os passos se tornam descomplicados e os resultados são maximizados.

Saiba mais sobre nossa solução clicando aqui.

 

Fonte: Assessoria Prosper com informações de Mercado & Consumo

Compartilhe este post
blog

Artigos relacionados

plugins premium WordPress