Dicas para Gestão do seu Provedor – Parte 4

Chegamos a mais uma edição de nossa série sobre Dicas de Gestão, elaboradas para você sofisticar a administração do seu provedor de internet e impulsionar seu crescimento.

Após tratarmos de finanças, contabilidade, consultoria e pessoas, vamos, agora, abordar a gestão de produtos e clientes.

Confira:

1. Invista em SVAs

Houve um tempo em que fibra era diferencial. Outro em que velocidade fazia a diferença. Agora, estes itens viraram commodities, assim como a qualidade.

Então, a diferença se faz em Serviços de Valor Agregado, os SVAs. Invista em parcerias que lhe permitam entregar conteúdo e serviços em Streaming, Educação, Saúde, Jogos, Cultura, Música, Bem-Estar e até Convênios. Com eles, você pode reduzir custos, com uma composição fiscal diferenciada, inadimplência, cancelamentos e contingência, além de fidelizar clientes, aumentar o ticket e fortalecer sua marca.

2. Precifique corretamente os seus serviços

Um dos principais fatores para a saúde financeira do seu provedor é a precificação correta dos serviços. Você precisa entender todos os seus custos envolvidos, diretos e indiretos, bem como realizar uma análise da concorrência, da capacidade financeira da região e dos seus diferenciais de mercado (lembra que falamos dos SVAs?).

Com base em uma composição de preço correta, você se posiciona corretamente, valoriza sua marca e serviços, bem como garante a boa gestão financeira do ISP. Lembra que falamos da importância de ter dados corretos, na nossa primeira edição das Dicas de Gestão? Com eles, você tem precisão na montagem do seu preço e sabe as margens que lhe permitem realizar promoções, por exemplo.

3. Invista na fidelização de clientes

Segundo Philip Kotler, uma das grandes referências globais em marketing, captar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais caro do que fidelizar os atuais.

De tal modo, a fidelização de clientes é muito importante para a boa gestão do provedor, especialmente na parte financeira, com maior previsibilidade e recorrência para impulsionar o crescimento com capital próprio ou obter crédito com faturamento avolumado.

Como já vimos, SVAs são uma forma de fidelizar clientes, uma vez que entrega-se mais do que ele esperaria, com um portfólio de serviços diferenciado para além do acesso. Mas também é fundamental investir em ferramentas de relacionamento. Um bom CRM, um call center, mesmo que terceirizado, muito bem treinado e humanizado, tratando o cliente como uma pessoa e não um número, um sistema de controle da qualidade que antecipa soluções e que, retroalimentado pelo feedback do atendimento, propõe novos serviços para atender demandas de agora e do futuro formam o loop positivo da fidelização.

Consultoria da Prosper Capital

Com a Prosper como sua parceira, você conta com consultoria para colocar em prática todas as Dicas de Gestão para maximizar o crescimento do seu provedor.

Vamos muito além da Otimização Tributária e das soluções de Fusões e Aquisições. Ajudamos o empresário a trilhar toda a jornada de impulsionamento para o sucesso que já fez mais de 200 provedores em todos os estados do Brasil a crescerem até 4x mais rápido, lucrarem até 50% mais e valorizarem-se até 70% mais.

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Fonte: Assessoria Prosper Capital

Imagem: Image by katemangostar on Freepik

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