Dicas de Gestão para o seu Provedor – Parte 3

Esta é a terceira semana na qual dividimos com você Dicas de Gestão que ajudarão o seu provedor a crescer mais e melhor.

Já auxiliamos mais de 200 ISPs em 20 estados do Brasil e tudo começa com um bom gerenciamento da operação.

O mercado está cada vez mais profissionalizado, em todos os setores, desde o técnico à inteligência tributária, desde o marketing até a gestão de pessoas.

Então, nada melhor do que contar com profissionais que possam lhe auxiliar no processo de sofisticação da sua gestão.

Confira, abaixo, mais dicas práticas para implementação na sua empresa.

1. Defina processos

Um processo é um conjunto de atividades estruturadas e medidas destinadas a resultar em um produto ou serviço destinado para um determinado cliente ou mercado. Sentiu semelhança com uma receita? Não é mera coincidência.

O exemplo mais prático de um processo é uma receita culinária. Você sabe exatamente o que deve fazer, quando, que ferramentas e ingredientes deve utilizar e qual o resultado esperado ao seguir estas instruções.

Pois é exatamente isto que você deve estabelecer em relação às atividades do seu provedor, em todos os setores executivos, de modo a ter mais fluidez, previsibilidade, eficiência e controle.

Processos claros, bem treinados e facilmente replicáveis são essenciais desde a parte técnica até a gerencial, possibilitando que seus colaboradores saibam exatamente o que deve ser feito para atingir os resultados esperados.

Isto vale desde a parte operacional, do pessoal técnico, até a parte do atendimento ao cliente.

Os gerentes também precisam ter processos para analisarem os resultados e, até mesmo, identificar se determinados processos não estão funcionando, ajustando-os, definindo novos em novas áreas incorporadas pelo provedor, etc.

2. Faça uma boa gestão de talentos

Seu provedor não é feito somente de equipamentos, mas é, essencialmente, feito de pessoas, que se relacionam com outras pessoas, os seus clientes. Enxergar tanto os clientes como seus colaboradores com a mesma importância é que garantirá o melhor fluxo desta relação e o seu sucesso. Times fortes, bem treinados e motivados são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa e não é diferente em telecom.

Treine:

Lembra da definição dos processos? Pois você precisa treinar seus colaboradores para entenderem, seguirem, replicarem e identificarem anomalias nos processos, de modo claro, integrativo e estimulante, principalmente demonstrando qual o papel e a importância de cada um no resultado da empresa como um todo. Estabeleça rotinas de treinamento constante, etapas de inclusão com novos colaboradores, reciclagens e dinâmicas integrativas com os líderes.

Capacite:

Tecnologias, ferramentas, equipamentos e técnicas estão sempre em constante evolução. Busque treinamentos que capacitem seu time no que de melhor pratica-se do mercado, de modo a ter pessoas mais capazes, com ideias inovadoras e que contribuam com o avanço do seu provedor. Além dos treinamentos práticos para ferramentas e técnicas da sua atividade, estude e veja aqueles que possibilitem maior eficiência aliada à qualidade de vida, gestão do tempo, descompressão, etc.

Lidere:

Lidere pelo exemplo, mostre o caminho, esteja aberto a ouvir e, principalmente, divida informações. Diga para onde estão indo e com qual propósito. As pessoas engajam-se muito mais quando dividem sonhos com a gestão, sentindo-se parte de algo, do objetivo da existência da empresa no mercado. Estabeleça, cultive e propague a cultura da empresa, pois valores são absorvidos, defendidos e propagados quando compreendidos, quando faz sentido.

Estimule:

Assim como você, todos os seus colaboradores têm sonhos e objetivos. Desenvolva uma política clara de premiações e bônus pelo atingimento de metas e, fundamentalmente, explique porque é importante para todos o atingimento das metas, o quanto o crescimento da empresa beneficia a cada um, partes de um mesmo organismo vivo e que depende de todos. Remunere de acordo com o mérito, tenha planos de carreira compreensíveis e acessíveis a todos que desejem progredir.

Gostou? Ano que vem tem mais dicas.

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Um Feliz e Próspero Ano Novo!

Fonte: Assessoria Prosper Capital

Imagem: Image by marymarkevich on Freepik

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