Como vender bem meu provedor de internet?

Dê uma olhada no mercado imobiliário ou no de carros usados. Note que os preços regulam-se em função do que o mercado está pagando. Não adianta termos um grande amor por aquele sítio no qual investimos bastante se os compradores em potencial só veem valor na terra para fazer outro uso.

Com o segmento de provedores de internet não é diferente. Os fundos, investidores e consolidadores conferem valor especialmente aos atributos que permitirão a rentabilização do investimento.

Como dissemos em nossa live sobre “Quanto vale meu provedor?”, por mais que você tenha feito, por exemplo, um investimento de R$2 milhões em equipamentos, não quer dizer que este valor estará no valuation (valor de mercado) atribuído ao seu provedor pelos avaliadores em um processo de compra da sua operação.

Se digamos, o investimento, estiver ocioso e não se vislumbrar uma rentabilização em prazo razoável, ele pode ser desfavorável, inclusive, com os compradores preferindo que o dinheiro estivesse no caixa, para ser utilizado em ações que considerem mais adequadas para o ganho de escala do negócio.

Outro ponto bastante valorizado é a organização do time. Equipes competentes e bem treinadas são capazes de impulsionar o crescimento da operação e, mesmo em casos de fusões ou aquisições por grupos consolidadores, são consideradas ativos valiosos, analisados com cuidado para os processos de integração e sinergia. A capacitação do seu time e o estabelecimento de processos claros e replicáveis são importantes não só para o crescimento do seu provedor, mas, igualmente, para o valor de mercado do mesmo.

A posição geográfica e o potencial da região de atendimento são outros pontos valorizados, com investidores analisando a capacidade de expansão, o nível de concorrência e a possibilidade de aquisições em localidades próximas para a formação de clusters (grupos) regionais.

Naturalmente, no entanto, a parte financeira tem o maior peso. O número de clientes ativos, o retorno sobre o investimento para aquisição e atendimento de cada cliente, o ticket médio, a receita total e, especialmente, a margem de lucro são fundamentais para a elaboração de qualquer valuation de ISPs. O investidor precisa saber exatamente qual a situação atual da empresa para poder estimar o tempo de retorno do investimento que fará.

Não contribui ter um faturamento em contabilidade paralela ou uma “salada” de empresas no SuperSimples, por exemplo.

Não por acaso, em média, os principais fundos de investimento pagam até 70% a mais por provedores regionais formalizados e organizados como grandes empresas, com estruturação societária, contábil e fiscal verificáveis e auditáveis. Lembre-se que é preciso enxergar a empresa de forma transparente e completa para poder lhe atribuir valor. Quanto mais otimizado, menor o trabalho de organização de quem vai comprar, maior a certeza de retorno, maior o valor.

Por isso, a melhor solução para vender bem o seu provedor é contar com uma consultoria completa, que, ao mesmo tempo, lhe ajude a valorizar seu negócio antes da venda e encontre os investidores que procuram o que você tem para oferecer.

A Prosper Capital é responsável por alguns dos principais acordos de fusões e aquisições de ISPs no Brasil, com a solidez de quem atende mais de 150 provedores em mais de 20 estados e já captou, transacionou ou economizou mais de R$2,7 bilhões.

Somos a casa de fusões e aquisições mais ativa do mercado porque temos diferenciais únicos. Aplicamos a Otimização Tributária para Provedores de Internet como preparação, valorizando o ativo em até 70%, atuamos em todas as etapas do negócio, estando ao lado do empresário da prospecção até o pós-venda, e temos acesso a uma grande rede de investidores, de diferentes perfis e regiões, cobrindo todo o Brasil.

Quer vender bem? Converse com a Prosper. Chame um de nossos especialistas pelo Whatsapp, clicando aqui.

Fonte: Assessoria Prosper Capital

Imagem: Image by luis_molinero on Freepik

Compartilhe este post
plugins premium WordPress