Como os SVAs ajudam a reduzir impostos no seu provedor?

O problema da alta carga tributária assola e sobrecarrega boa parte dos empreendedores brasileiros, especialmente quando tratamos de provedores de internet que não aplicam inteligência tributária.

Qual é a carga tributária para Provedores de Internet?

As empresas de Telecom sofrem com impostos bem altos no Brasil.

Dentre os principais tributos pagos pelos provedores, está o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), cobrado pelos governos estaduais.

A arrecadação do ICMS é feita de acordo com o enquadramento das empresas no Simples Nacional, lucro presumido e lucro real.

Quando ultrapassam o faturamento de R$3,6 milhões por ano, mesmo que ainda estejam dentro do Simples, os provedores chegam a pagar 37% de impostos em função da cobrança separada do ICMS, se tiverem tudo formalizado.

A alta carga, não raro, leva os provedores a criarem várias empresas diferentes abaixo deste faturamento, uma estratégia ultrapassada, que limita o crescimento do provedor, baixa seu valor de mercado e não lhe permite a obtenção de crédito mais barato e mais longo.

Nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido, igualmente, vemos ISPs pagando cerca de 30% de carga tributária, quando, com a estratégia certa, tanto no Simples como nestes regimes, poderiam estar recolhendo pelo menos 50% a menos.

Quais opções para diminuir a carga tributária?

Buscar formas de diminuir os custos da empresa é um caminho natural para àqueles que desejam alcançar o sonho grande, maximizando o lucro para crescerem.

Para poder aumentar a margem, no entanto, é importante que você entenda, primeiro, todos os custos que pode reduzir, incluindo os desconhecidos.

Uma ótima alternativa para isso é adicionar SVAs (Serviços de Valor Agregado) aos planos do seu provedor de internet.

Segundo a súmula 334 do STJ, o SVA não é considerado um serviço de Telecom e, portanto, sobre ele não incide o ICMS. Ou seja, você pode cobrar por serviços adicionais ao acesso à internet e não pagar o tributo sobre eles.

Mas, afinal, o que é o SVA?

Os Serviços de Valor Agregado são soluções extras como: antivírus, algum tipo de assistência residencial ou técnica premium, streaming de vídeo e de áudio, educação EAD, entretenimento, etc.

Em suma, isso significa que além do SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), o seu cliente também recebe junto um SVA (Serviço de Valor Agregado) no pacote adquirido.

Por que o SVA vai além do benefício tributário?

Uma carga tributária menor permite não somente que seu negócio diminua os custos para o cliente final, mas também possibilita que sua empresa aumente seu poder financeiro, seja para investir em equipamentos, expandir serviços ou aumentar o fluxo de caixa.

Além disso, os SVAs permitem que o seu provedor se diferencie, oferecendo serviços diferentes para o seu clientes, fugindo a luta de preços e velocidade nos pacotes. Você agrega valor na sua oferta, fideliza clientes e, ainda, reduz o total de impostos sobre o faturamento, uma vez que parte dele estará vindo de serviços não tributados como Telecom.

Como implementar SVAs e ainda receber consultoria para melhorar a performance financeira do seu provedor?

Já vimos que aliar a estratégia tributária do uso de SVAs aos benefícios de fidelização e aumento de ticket que a ação pode trazer é um ótimo negócio para o seu provedor.

Agora imagine juntar isso com uma consultoria que lhe auxilia em cada passo e ainda implementa soluções adicionais, com a formação de grupos econômicos e a otimização dos tributos e da gestão do seu provedor.

O resultado não poderia ser outro do que muita lucratividade e crescimento. Com a Prosper, mais de 200 provedores, em 22 estados do Brasil, já passaram a lucrar até 50% mais, valer até 70% mais e crescer até 4x mais rápido.

Agora, chegou a sua vez.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp e saiba tudo sobre o uso de SVAs e outras estratégias que levarão o seu ISP para o próximo nível. Clique aqui e venha para a Prosper!

 

Fonte: Assessoria Prosper Capital

Imagem: Image by benzoix on Freepik

Compartilhe este post
plugins premium WordPress