Como aumentar as margens em empresas de SaaS?

No atual cenário de negócios, as empresas de software como serviço (SaaS) enfrentam uma série de desafios complexos, incluindo a alta competitividade, as flutuações econômicas e a constante evolução do mercado. Nesse contexto, é crucial que essas empresas busquem novas estratégias de monetização e aumento de margens para permanecerem competitivas e alcançarem um crescimento sustentável.

As empresas de SaaS estão procurando maneiras inovadoras de aumentar a lucratividade diante desses desafios. Para se destacarem e manterem a competitividade em um mercado em rápida transformação, elas precisam diversificar suas fontes de receita e maximizar suas margens de lucro. Duas estratégias-chave que podem ajudar nesse objetivo são a monetização de pagamentos por meio de soluções integradas (embedded payments, ou pagamentos embutidos, em português) e a otimização tributária.

Pagamentos integrados: uma tendência para o aumento de receita

A monetização de pagamentos por meio de soluções integradas em plataformas SaaS tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar as margens de lucro. Por meio da integração de sistemas de pagamento, as empresas podem capturar uma porcentagem das taxas de processamento de cartão de crédito, transformando suas plataformas em fontes adicionais de receita.

De acordo com levantamentos, há a expectativa de que haja uma oportunidade para os provedores de SaaS arrecadarem mais de US$ 35 trilhões em fluxos de pagamento, ou 15% do total mundial.

Além de gerar novas fontes de receita, a incorporação de pagamentos integrados pode melhorar a experiência dos usuários, oferecendo uma jornada mais fluida e coesa. Essa abordagem permite que as empresas tenham controle total sobre a experiência do cliente, o que pode resultar em uma maior satisfação e fidelidade do cliente.

Outro benefício significativo é a diversificação das receitas. Ao depender menos de uma única fonte de renda, as empresas de SaaS podem mitigar riscos e criar modelos de negócios mais resilientes. Aumentar a eficiência das operações com pagamentos integrados pode também reduzir custos, melhorando as margens de lucro.

No entanto, a implementação de pagamentos integrados requer investimento em desenvolvimento e integração de sistemas, além de esforços para incorporar os clientes e promover as soluções. Apesar disso, o retorno sobre o investimento pode ser expressivo, principalmente quando as transações aumentam ao longo do tempo.

Redução de impostos como forma de aumentar o lucro em empresas de SaaS

A otimização tributária é outra estratégia-chave para ajudar as empresas de SaaS a alcançar voos mais altos. A solução, que vai além de um planejamento tributário específico para o setor, trata-se de uma estratégia abrangente que visa otimizar a empresa como um todo, gerando mais valor de mercado e eficiência em diversas áreas.

Ao implementar essa abordagem, as empresas SaaS podem aproveitar a inteligência tributária para maximizar sua lucratividade, ao mesmo tempo em que reduzem sua carga tributária de forma legal e segura. Isso contribui para um aumento expressivo nos lucros, chegando a até 50% nos primeiros três meses de implantação.

A otimização tributária também envolve uma gestão eficiente de ativos, organização societária, estruturação de grupos econômicos e administração de recursos humanos. Essas práticas integradas permitem que as empresas alcancem uma maior eficiência operacional e estejam alinhadas com as melhores práticas do mercado.

Ao aproveitar tais ferramentas societárias, tributárias e de gestão, as empresas SaaS aumentam sua credibilidade e melhoram sua avaliação perante fundos de investimento e o mercado financeiro em geral. Isso pode resultar em um aumento de até 70% no valor da empresa.

Mais de 200 empresas em todo o Brasil já se beneficiaram dessa solução. Agora, chegou a vez do seu negócio prosperar conosco.

Saiba mais sobre a nossa solução clicando aqui.

 

Fonte: Assessoria Prosper Capital com informações de Pagar.me e gestão financeira e Fast Company

Imagem: Canva

Compartilhe este post
blog

Artigos relacionados

plugins premium WordPress