Como aproveitar a onda de Fusões e Aquisições no mercado de provedores?

Em 2022, foram registrados 7.374 provedores de internet na ANATEL, a maioria de pequeno e médio portes.

Segundo levantamento da BNamericas, os ISPs com menos de 1% de participação no mercado, combinados, representam 8,1% no setor dos serviços de banda larga fixa e de 44,8% da modalidade Fiber To The Home (FTTH), a fibra óptica.

Por outro lado, nos últimos três anos, foram realizadas pouco mais de 500 transações de Fusões e Aquisições neste segmento e 3 provedores realizaram sua abertura de capital em bolsa (Brisanet, Unifique e Desktop), captando cerca de R$ 3 bilhões no mercado de capitais.

Ou seja, apesar do movimento de consolidação estar a todo vapor, ainda temos um mercado bastante fragmentado, com muito espaço para ganhos de penetração.

Por isso, especialistas projetam que ainda veremos nos próximos anos, até com mais intensidade, o movimento no qual provedores regionais de maior porte irão buscar adquirir os menores.

Provedores de mesmo porte, mas melhor estruturados, também estão na ponta compradora, assim como fundos de investimentos, e, cada vez mais, também observa-se a formação de grupos de provedores, via fusões sinérgicas, seja para se fortalecer contra a concorrência e crescer via aquisições, seja para vender com melhor preço.

Entrando na onda consolidadora

O que fica claro é que o mercado está profissionalizando sua gestão empurrado pelo movimento de consolidação. Grandes investidores não valorizam empresas com informalidade, por exemplo. Quando mais estruturado, organizado e lucrativo for um provedor, maiores serão as chances de prosperar neste próximo nível do segmento.

As oportunidades estão surgindo a cada dia, seja para comprar, expandir com fusões ou vender bem. Mas é preciso estar preparado para aproveitá-las.

Esta onda já aconteceu, da mesma forma, em diversos outros mercados mundo afora e, sempre caminha na mesma direção. Quanto mais maduro é o mercado, menos empresas irão restar e serão as mais fortes. Estando você, dono de provedor, no meio desta onda, cabe-lhe decidir se vai aproveitá-la ou ser engolido pela mesma.

Decidindo o futuro do seu provedor

Quando falamos em aproveitar a onda de consolidação, há várias maneiras de fazê-lo.

O seu provedor, não necessariamente, precisa ser um dos consolidadores, comprando os menores e cumprindo toda a jornada até a abertura de capital na B3. Este é um caminho intenso e pode não ser seu sonho. A questão é você poder decidir, tomar o controle do seu destino e não ser atropelado pelo mercado.

Se o seu provedor ainda não profissionalizou a gestão, aplicou inteligência tributária para ser mais lucrativo e otimizou todos os processos para valer mais, você corre o risco de ser comprado pelo preço que decidirem lhe pagar ou ser forçado a quebrar por uma operação que tenha caixa, fôlego e objetivo de fazê-lo.

O tempo em que os provedores regionais estavam sozinhos desbravando o interior acabou. Agora, todos estão de olho, justamente pelo ótimo trabalho que os IPs fizeram, despertando o interesse de operadoras, estrangeiros e de grupos. O que antes era um oceano azul, caminha a passos largos para se tornar um campo, cada vez mais, desafiador.

Ganhando com a consolidação do mercado

A boa notícia é que você pode tomar o controle da situação conversando com uma consultoria especializada responsável por algumas das principais transações de fusões e aquisições do mercado nos últimos 3 anos, já tendo economizado, captado ou transacionado mais de R$2,5 bilhões.

Com a solução de M&A da Prosper Capital você, empresário do setor, se coloca na posição de decidir seu destino, aproveitando a consolidação como ela melhor lhe convier.

Dividido entre as etapas de Preparação, Abordagem e Negociação, o serviço da Prosper tem diferenciais únicos.

Ao prepararmos o provedor,

  1. Reduzimos a carga tributária do mesmo em 50%, maximizando o lucro;
  2. Formalizamos toda a operação, viabilizando crédito mais barato e longo com fornecedores e bancos;
  3. Aumentamos o valor de mercado em até 70% na média de avaliação dos negócios conduzidos por nós em relação ao preço que os próprios donos gostariam de vender.

Mais fortalecido, o seu provedor tanto pode comprar outros menos estruturados, fundir-se, formando grupos regionais mais competitivos, ou mesmo ser vendido pelo melhor preço, destravando todo o potencial de valor do mesmo para os principais compradores, com os quais temos contato direto, em todas as regiões do país.

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Fonte: Assessoria Prosper Capital com informações de BNamericas e Valor Econômico

Imagem: Image by kues1 on Freepik

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